Ler com Acessibilidade

Rondônia, 26 de Setembro de 2017

\\ NOTÍCIAS

Publicado em 04/05/2016 18:59

EM MEGAOPERAÇÃO CONTRA CRIMES AMBIENTAIS, PRF PRENDE 44 PESSOAS E APREENDE 88 ANIMAIS

Fonte: Arjore

tatu2

Policiais Rodoviários Federais do Piauí e do Maranhão realizam desde o último dia 30, a OTECCA – Operação Temática de Combate a Crimes Ambientais. Ao todo, foram 44 pessoas presas, 88 animais apreendidos, 11 armas de fogo localizadas, 377 metros cúbidos de madeira apreendida e cinco pontos de exploração de minérios flagrados. A ação conta com a estrutura de 60 PRF´s, 20 viaturas e armamento de alto poder de fogo.

Segundo a PRF, a megaoperação visa reprimir práticas criminosas contra o meio ambiente, além de prevenir, educar e sensibilizar pessoas no que concerne à necessidade de proteção à flora, fauna e reservas minerais da região. Como parceiros convidados, participam Polícia Militar, IBAMA e Polícia Federal.

A PRF estabeleceu como Missão “garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União”, e entre seus valores, a PRF adotou a “responsabilidade socioambiental”. É buscando atender a essas diretrizes que a PRF segue com diversas ações por todo o país no sentido de atuar na frente de proteção ao meio ambiente.

De acordo com a PRF, a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 225, define que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

A corporação destaca que os tribunais superiores têm afirmado o artigo 225 da CRFB como um direito fundamental de terceira geração, sendo não apenas direito, mas também dever de todos a preservação e proteção do meio ambiente, como meio de se garantir o benefício às gerações presentes e futuras.

As ações se estenderam de Norte a Sul do Piauí e até as cidades de Santa Inês e Imperatriz no Maranhão.

Postado por Almi Coelho

  • tatu2