Deputado Geraldo da Rondônia recebe membros da Associação de Renais Crônicos

Contact Us

Deputado Geraldo da Rondônia recebe membros da Associação de Renais Crônicos

Membros da associação pedem maior atenção aos pacientes e pedem atendimento em Guajará-Mirim…
Deputado Geraldo da Rondônia recebe membros da Associação de Renais Crônicos

 

O deputado Geraldo da Rondônia (PSC) recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (6), representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados em Rondônia (Arjore), que vieram pedir apoio ao parlamentar para a campanha do “Setembro Verde” e para a criação do atendimento em hemodiálise em Guajará-Mirim.

O parlamentar ouviu as reivindicações do presidente da Arjore, Gilberto Martins da Silva, que relatou as dificuldades dos pacientes, que se deslocam da região de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Ponta do Abunã.

Os pacientes enfrentam cerca de 4 horas em ônibus ou vans e ainda têm mais 4 horas na máquina de hemodiálise. “Queremos que o governo se responsabilize pela alimentação dos pacientes, pois acabam saindo das máquinas muito fragilizados”, explicou Gilberto, lembrando que estas viagens ocorrem três vezes na semana.

Atualmente o Estado mantém unidades de tratamento com hemodiálise em Porto Velho, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, “mas é importante que se crie uma unidade na região de Guajará para minimizar o sofrimento destes doentes crônicos”, disse Gilberto ao deputado Geraldo.

Gilberto também pediu o apoio parlamentar para a realização nos dias 23 e 24 deste mês de setembro das manifestações na rua e caminhada pela conscientização e da importância da doação de órgãos, dentro do Setembro Verde.

O presidente da Arjore também falou sobre a dificuldade que pacientes da capital tem enfrentado com o transporte público, pois está ocorrendo problemas no convênio entre prefeitura da capital e o Sistema Integrado Municipal (SIM) que não está carregando os cartões, ocasionando mais problemas aos pacientes, especialmente os carentes, que tem de se virar para conseguir o dinheiro.

O deputado Geraldo, após ouvir atentamente as reivindicações, se colocou à disposição, afirmando que “comprei esta briga junto com vocês” e, de antemão, solicitou a presença do presidente da Arjore à reunião da Comissão de Saúde na próxima terça-feira (12), às 11h, para tratar do assunto com representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Também participaram do encontro o ex-secretário de Saúde de Ariquemes e incentivador da campanha pela doação de órgãos, Orcar Botton de Souza; O presidente da Associação dos Jornais Eletrônicos, Almir Coelho e o assessor jurídico do gabinete do deputado Geraldo, Laede Alvarez.

ALE/RO – DECOM – Geovani Berno 
Foto: Gilmar de Jesus

Share this post?

Arjore

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *